• Sarah Carvalho

A importância das brincadeiras entre pais e filhos

O brincar é umas das atividades mais importantes para o crescimento da criança. É quando ela, junto a outras, descobre suas ações e reações, entende a interação como algo divertido e desenvolve a arte do convívio em grupo.

“Brincadeira é coisa séria, pois brincando, a criança se expressa, interage, aprende a lidar com o mundo que a cerca e que forma sua personalidade, recriando situações do cotidiano. Desta maneira percebe-se a importância do brincar como forma da criança se expressar e desenvolver suas habilidades de criação, de relacionamento e de interação”, explica Maria Cristina Rosendo, coordenadora do Centro Social Marista Itaquera.

Entretanto, assim como é necessário buscar esse relacionamento externamente, as brincadeiras dentro família são ainda mais indispensáveis para a fase de crescimento. Monica Pessanha, psicóloga infantil e de adolescentes, ensina que é durante o brincar que os pais mais fortalecem os laços de confiança, uma vez que a atividade incentiva o diálogo.

“Talvez, o aspecto mais importante do brincar: os filhos percebem que são amados e que os pais se importam com eles”.

Pensando nisso, trouxemos 5 atividades e brincadeiras que podem ser realizadas em família e tendem a criar ou fortalecer vínculos. Confira:


Acampar: Acampar em casa, em um clube ou na floresta dá o mesmo prazer. Se você tiver acesso a uma pequena barraca de camping, combine um acampamento com seu filho, compre marshmallows para assar e prepare suas histórias de terror.

Caça ao tesouro: Esconda um prêmio qualquer e espalhe pistas pela casa. Uma pista leva à outra que levará até o tesouro. Seja criativo, não deixe muito fácil, valorize a capacidade de descoberta do seu filho e se divirta.


Escalando obstáculos: Pode ser uma parede, o sofá ou até mesmo você! Seja qual for a ideia escolhida, não deixe de curtir momentos assim com as crianças.

Jogos de tabuleiro: As crianças ficarão muito felizes se puderem aproveitar com os pais aqueles jogos que precisam de mais de uma pessoa jogando. Temos um post especial para jogos de tabuleiro, onde você encontra os benefícios e algumas dicas.


Faça você mesmo: Projetos DIY são uma forma dos pais interagirem com seus filhos utilizando materiais não estruturados na construção de brinquedos, o que elevará a criatividade da criança.

Não se esqueça de sempre verificar se a brincadeira em questão é segura para a idade e as habilidades da criança.

Existem várias outras alternativas, tanto para dentro como para fora de casa, o importante aqui é realmente buscar desenvolver a amizade e interação com a família.


0 visualização

Escola de Educação Infantil Particular em Caxias do Sul | Bairro Cruzeiro | ©  2019 por Cataventura