Brincando de aprender e aprendendo na brincadeira: como uma brinquedoteca auxilia no desenvolvimento



Brinquedoteca. Como o nome sugere, se trata de uma coleção de brinquedos. É muito comum vermos os termos biblioteca, discoteca, entre outras palavras que incluam o radical teca em suas terminações. Assim como todos estes exemplos de repositórios, o que se pode ressaltar é que uma brinquedoteca tem uma enorme importância na criação e aprendizagem infantis.

É durante a infância que se formam as diversas inteligências e habilidades necessárias para um crescimento e desenvolvimento saudáveis. É nessa fase que os estímulos dados às crianças determinarão o seu futuro, e uma brinquedoteca assume um papel importante e crucial nessa construção.

E então, vamos descobrir juntos o que uma brinquedoteca é?

Brinquedos, brincadeiras e aprendizados

Brincar é tudo para a criança! É na brincadeira que os pequenos compreendem a realidade, o mundo, seus pensamentos e suas emoções, organizam e dão significado à própria vida. Uma brinquedoteca é estimuladora de cada uma dessas descobertas, e nesse ambiente favorável cada criança aprende o que precisa ser aprendido, com respeito e oportunidade de conhecer o novo e a si mesma.

É na brinquedoteca que estarão contidos diversos recursos; além de brinquedos, a decoração é especialmente planejada, possuindo móveis e objetos apropriados, como almofadas, mesas, cadeiras, prateleiras... Geralmente, locais assim são vistos em condomínios, alguns pontos comerciais, salões de festas e escolas.

O lugar, ponto de encontro entre crianças e descobertas, permite que haja a união entre a diversão e o bem-estar emocional através dos brinquedos e artigos que ali estão. Uma brinquedoteca ideal é um espaço para brincar que contempla a inteligência infantil, permitindo lazer e interação tranquilos, além de atenção prolongada. Ela deve ser conservada e limpa, pois o cuidado prestado ao ambiente e aos objetos é fundamental, sendo uma forma de respeito aos usuários.

O aprendizado construído na brinquedoteca tem uma enorme contribuição à criança, à medida que é um grande laboratório, e que possui variados recursos para diversos desejos e inúmeras necessidades. Os pequenos, com inspiro de adultos preparados, são levados a buscar de forma natural a sabedoria, a partir de seus interesses. Isso colabora para que a criança aprenda mais e melhor, sobre qualquer assunto que lhe desperte o interesse.

A gente aqui da Cataventura gosta de falar: não há aprendizagem saudável na infância sem o brincar!

Montando uma brinquedoteca: quais atividades podem ser desenvolvidas no espaço e o que ele deve contemplar?

A brinquedoteca é o local perfeito para que jogos sejam realizados, com desafios motores amplos e finos, e também experiências artísticas e científicas, além de ser um espaço de interação social e aprendizagens emocionais decorrentes dessas interações. Sim, o brincar promove benefícios de aspectos cognitivos cruciais para a vida dos pequenos!

É importante dizer que a brinquedoteca deve ser montada com atenção especial, tendo livros, jogos de encaixe, quadro de giz, pula-pula, massa de modelar e utensílios para modelagem, lápis de diversos tipos, folhas para desenho, local de descanso, ampla iluminação e ventilação e espaço lúdico que represente o mundo real, com fantoches de animais, cozinha de brinquedo, maleta de médico...

E o mobiliário, também, é de extrema importância, e deve ter banheiro com trocador acessível, tapete, mesas e cadeiras de altura compatível com as crianças. Tudo isso, claro, com a presença de adultos que ofereçam apoio gentil.

Uma ilustração sobre o que a brinquedoteca é capaz de fazer aos pequenos

Isso aconteceu aqui na Cataventura e exemplifica muito bem os benefícios de um espaço do gênero. Duas crianças estavam frustradas porque desejavam o mesmo brinquedo. Uma terceira criança, que observava a situação, se aproximou e convidou a dupla a encontrar uma solução boa para todos. O menino, que fez a mediação do conflito, já havia passado pela mesma circunstância, e à época recebeu orientação. Quando ele repetiu isso com os seus amigos, houve uma aprendizagem, e ainda o auxílio com os outros. A dupla de pequenos conseguiu chegar a um acordo e superaram a situação juntos.

Brinquedoteca da Cataventura

O brincar e o aprender na Cataventura são complementares. Na escola, todos os espaços possuem brinquedos – ou, como costumamos chamar, materiais de trabalho. Aqui, as brincadeiras das crianças são elevadas ao mesmo nível de importância do trabalho feito pelos adultos, e são realizadas com foco na autonomia e na responsabilidade dos pequenos. Os móveis têm altura acessível, e cada brinquedo tem seu lugar, sendo expostos como se estivessem em uma galeria de arte.

Mais do que isso: os brinquedos são construtivos, exigindo que a criança participe ativamente para que os objetos funcionem e tenham sentido. A imaginação criativa corre livremente, pois na escola não há alusão a personagens comerciais infantis. Isso faz com que a criança vá além de imagens ofertadas pela mídia.

Nos brinquedos e brincadeiras da Cataventura, as crianças acabam por aprender sobre assuntos complexos, como cultura, matemática, filosofia, lógica, cidadania, etc. Isso porque o ambiente oferece todos os elementos das áreas de conhecimento humano, sempre aliando saber e brincar, de forma lúdica. Ainda todos os materiais têm tamanho proporcional às crianças, são recicláveis e atóxicos.

Como você viu, as vantagens da brinquedoteca em relação à aprendizagem infantil são inúmeras!

Que tal aproveitar o momento de quarentena para montar um espaço assim aí na sua casa? Convide as crianças e mão na massa!

Depois conta para a gente como foi, tá?! ;)

0 visualização

Escola de Educação Infantil Particular em Caxias do Sul | Bairro Cruzeiro | ©  2019 por Cataventura