top of page

4 livros sobre Educação Infantil para os pais

Atualizado: 25 de set. de 2023

Confira as dicas que preparamos especialmente para você


Ser pai ou mãe e ao mesmo tempo compreender os processos educativos pode gerar angústia em muitas famílias. Quantas vezes ouvimos dizer “infelizmente não existe manual sobre como ser pai ou mãe”? E, é mesmo! Não existe O Manual, mas existem boas leituras, que podem auxiliar na construção de uma compreensão confortável, de acordo com as crenças de cada família. Ninguém pode nos oferecer antecipadamente as receitas sobre como lidar com cada situação desafiadora na parentalidade, todavia é possível aprender muito sobre educação. Na prática, na experimentação e nas descobertas diárias podemos relacionar os conhecimentos adquiridos com as situações que aparecem e aos poucos fazer uso do que julgarmos pertinente. Portanto, a Cataventura preparou uma lista com sugestões de leituras que podem auxiliar para ampliar novos horizontes nessa árdua tarefa.


Pedagogia científica: A descoberta da criança (Maria Montessori)




No livro Pedagogia científica - A Descoberta da Criança, Maria Montessori relata sua experiência numa creche em um bairro popular na cidade de Roma, na Itália, que acolhia crianças pobres, subalimentadas e desocupadas. Foi essa experiência que a motivou a estudar sobre o desenvolvimento intelectual e psíquico da criança, buscando apresentar grandes reflexões.

A obra é uma síntese dos escritos em que Maria Montessori delineou o seu método pedagógico. Ela descreve o desenvolvimento psíquico e intelectual das crianças a partir dos resultados da experiência prática realizada em suas escolas. Com princípios inovadores, o Método Montessori revolucionou os parâmetros educativos, dando ênfase na autonomia, na liberdade e no respeito pelo ritmo de aprendizagem dos alunos.



O drama da criança bem dotada: como os pais podem formar (e deformar) a vida emocional dos filhos (Alice Miller)





Neste livro, a autora Alice Miller aborda um debate muito importante. Todos nós nascemos como crianças bem dotadas, com sensibilidade e possibilidade de uma vida emocional equilibrada. Neste sentido, a autora mostra como somos desviados dessa verdadeira natureza humana por um processo educativo alienante e caduco, obrigados a satisfazer exigências explícitas e dissimuladas de nossos pais para nos sentirmos merecedores do seu amor.

Alice Miller é uma especialista reconhecida internacionalmente por temas ligados à psicologia da infância. Nesta obra, busca mostrar que as crianças bem dotadas, por serem mais sensíveis, captam melhor os anseios de seus pais. E, para atenderem a esses anseios criam uma falsa identidade.



Disciplina positiva para crianças de 0 a 3 anos: como criar filhos confiantes e capazes (Jane Nelsen)




Milhões de pais e mães vêm aplicando as estratégias eficazes e incentivadoras da Disciplina Positiva para a criação de filhos. Pesquisas afirmam que os primeiros três anos na vida do bebê são um período fundamental para seu desenvolvimento e que as convicções formadas durante esse período podem ter implicações profundas no resto da vida da criança. Neste livro, Jane Nelsen traz os princípios e as ferramentas da Disciplina Positiva e como eles podem ajudar os pais e as mães a entender o mundo de seus filhos, a estabelecer bases sólidas para uma comunicação efetiva e a resolver problemas de disciplina com respeito.

Nesta obra, você confere soluções práticas e conselhos sensatos sobre como incentivar a independência e a exploração e estabelecer limites apropriados aos filhos; utilizar métodos não punitivos para ensinar habilidades sociais e emocionais valiosas, tanto em casa como na escola e na comunidade, e para que os pais tomem conhecimento dos comportamentos apropriados para a idade, encorajando o poder pessoal e a autonomia da criança; identificar o momento em que a criança está pronta para dominar os desafios da hora de dormir, da alimentação e do treinamento para o desfralde.

Educação não violenta: Como estimular autoestima, autonomia, autodisciplina e resiliência em você e nas crianças (Elisama Santos)





Neste livro, a autora Elisama Santos explica como estimular autoestima, autonomia, autodisciplina e resiliência em você e nas crianças. A partir da experiência como consultora de comunicação não violenta (CNV) e comunicação consciente, educadora parental e mãe de duas crianças, a autora propõe uma conversa com pais e mães que querem construir relações e aprendizados baseados no respeito e no diálogo - e querem estimular autoestima, autonomia, autodisciplina e resiliência em si mesmos e nos filhos.

No livro, a ideia repassada é que o processo de construção de conhecimento torna-se positivo quando ocorre por meio da empatia e reflexão crítica. Desta forma, a autora apresenta conceitos que podem ajudar pais e filhos a se aproximarem, conectando-se com os próprios sentimentos e comunicando-os ao outro de forma objetiva e respeitosa



bottom of page