O que uma criança precisa?

Di Lewis - Pexels

Vejo crianças nos parques, nos lugares aonde vou. Vejo crianças interagindo diretamente com a sociedade, com seus pais, com a natureza. Vejo crianças de uma geração inteligentíssima, cheias de informações, argumentos e capacidades. Mas, além disso, vejo crianças inocentes, com olhar doce, cheia de pureza e amor pela vida.

Diante disso, me pergunto como valorizar esses pedacinhos de vida que crescem dia após dia, mantendo acesa a energia, a luz e a preciosidade que eles nos passam? A resposta é clara: compreendendo o que as crianças precisam para a vida que se desenvolve a cada momento. Mas afinal, o que as crianças precisam?



LIBERDADE X LIMITE


Irene Esther - Pexels

Inicio minha reflexão com uma palavra leve e que transmite paz, assim como as crianças, liberdade.

A criança precisa de liberdade para desvendar as maravilhas do mundo, as belezas da natureza, liberdade para construir sua bagagem de aprendizagem e conhecimentos, liberdade para interagir com tudo e todos, também para descobrir diferentes coisas por si próprias. Vocês devem estar se perguntando: Como assim uma criança livre? Criança precisa de limite!

Na liberdade está implícito o limite, pois possui o direito de escolher, mas é com a liberdade que a criança compreende que cada escolha tem consequência, por exemplo: “posso brincar na água, mas sei que vou me molhar” ou “posso jogar meu brinquedo, mas se eu jogar ele poderá quebrar, e se quebrar, eu ficarei sem ele”.

Criança precisa de orientação. É dever de o adulto mostrar que pode haver vários caminhos, mas cada escolha possui consequências, boas ou nem tanto. Com a liberdade e a orientação, a criança aprende a equilibrar os prós e os contras. Ainda, aprende a fazer escolhas, refletindo sobre pesos e medidas, e aprende a ser um adulto pensante e reflexivo.