top of page

Por que agachar na hora da conversa com seu filho?

Atualizado: 25 de set. de 2023



Tratar o outro de forma empática, com igualdade e afeto. Na hora de conversar seriamente com as crianças, não podemos ignorar os princípios utilizados no mundo dos adultos. Mesmo que os pequenos não compreendam integralmente todas as regras de convivência entre os adultos, é necessário considerá-los como outro, com suas necessidades, com respeito e atenção, em particular nos momentos em que eles precisam ser ouvidos.


Esse é o princípio da Escuta Ativa, uma técnica que incentiva, principalmente, a conversa com contato visual. A ideia é sempre que o adulto se agache na hora de falar com a criança, ficando a sua altura e facilitando o contato. Por mais que pareça uma ação simples demais, os resultados são comprovadamente bem-sucedidos. A Escuta Ativa é reconhecida em todo mundo, com exemplos de famosos que utilizam a prática com seus filhos, como o Príncipe William e a duquesa Kate Middleton.





Mas por que agachar na hora de falar?


O objetivo da Escuta Ativa é criar um jeito respeitoso de tratar as crianças, para que se sintam realmente ouvidas. Isso porque as crianças não conseguem entender o mundo adulto com sua comunicação baseada na fala – até certa idade, eles possuem suas percepções, principalmente, pelos sentidos. Dessa forma, é muito mais fácil para os adultos se colocarem no lugar nos pequenos do que tentar fazê-los entender o desconhecido. Por isso, a Escuta Ativa procura aproximar os pais dos seus filhos, tirando a ideia de superioridade pela diferença de altura e autoridade, além de gerar empatia e transmitir calma no momento das conversas – sejam elas cotidianas ou de cunho mais sério. Assim, as crianças se sentem mais ouvidas e atendidas e, pela linguagem corporal, torna-se muito mais fácil para que eles entendam o que queremos dizer.


Quais as vantagens da Escuta Ativa?


Há muitas vantagens nessa prática, tanto para o desenvolvimento da criança quanto para a relação familiar:


  • Promove autoestima, com a criança tendo mais confiança para se expressar

  • Proporciona uma comunicação não-verbal, tornando a comunicação mais afetiva

  • O contato visual promovido faz com que a criança tenha mais facilidade e concentração para ouvir o que está sendo dito, além de mostrar que o que está sendo dito é importante

  • Estabelece uma aprendizagem de igualdade

  • Mostra autoridade e respeito sem recorrer a atitudes de medo

  • Estimula inteligência emocional, ensinando a criança a se relacionar com calma e serenidade

  • Fortalece os laços familiares, fazendo com que os pais compreendem melhor as necessidades dos filhos e possam, também, modificar condutas com mais facilidade e amor


Quer conhecer uma escola que fala sobre os sentimentos dos seus filhos? Fale com a gente!

2.085 visualizações0 comentário
bottom of page