top of page

"Não há algo em nossa inteligência que não tenha antes passado pelos nossos sentidos"

Aristóteles

CULINÁRIA: Participação orientada e supervisionada na preparação adaptada de alimentos. Em uma cozinha com dimensões infantis, as crianças terão a possibilidade de provar e combinar novos sabores, manusear diferentes texturas de alimentos, experimentar o processo de tentativa e erro ao seguir receitas, oferecer o alimento que preparou às outras crianças, aprender sobre vitaminas, saúde, segurança alimentar e meio ambiente.

 

BIOLOGIA: Consiste na plantação e no cultivo de vegetais aliada à observação de elementos e seres da natureza. As crianças identificam com placas a localização de suas sementes, participam do plantio, acompanham o desenvolvimento da planta registrando fotograficamente, catalogando folhas, aprendendo sobre os ciclos da natureza, a importância dos quatro elementos, da participação dos animais, da preservação das florestas, do trabalho em equipe, da separação do lixo, da reciclagem e de como pode ser divertido colher e comer o que cultivou. As crianças também serão convidadas a observar a natureza em saídas a campo, realizando coleta de elementos e participando de pesquisas. A educação para uma cultura sustentável inclui o aprendizado continuo, interdisciplinar, com parcerias em um ambiente multi-cultural e afirmativo. A educação ambiental deve se construir sobre a curiosidade natural das crianças e sobre o entusiasmo pela exploração com programas que descubram a natureza pela ciência, matemática, leitura, escrita, estudos sociais e arte, tecendo juntas com a investigação prática e encorajando a avaliação crítica dos problemas e das soluções.

 

MUSICALIZAÇÃO: É proporcionado um ambiente de experimentação e musicalização. As crianças têm a oportunidade de entrar no maravilhoso universo dos instrumentos musicais, descobrir os sons corporais, apreciar a audição de músicas e descobrir estilos musicais de todos os tempos e culturas. A linguagem musical estimula áreas do cérebro que não são contempladas na linguagem oral e escrita, mas que auxiliam no processo de alfabetização, na capacidade de concentração e na memória.

 

ARTES: Momentos para apreciar, pensar, experimentar a arte são cruciais e marcam qualquer sonho de infância.

 

MOVIMENTO: Brincar de Yoga convida a um momento de relaxamento e de reflexão. Testando a flexibilidade do corpo, se esticando, ouvindo os próprios pensamentos e a respiração estimulamos o equilíbrio e a tranquilidade que tanto precisamos para uma vida plena e feliz.  No ambiente escolar, a prática do Yoga pode ser implantada em qualquer nível. As práticas de Yoga para crianças são especialmente direcionadas a aproximar os pequenos desse universo, da maneira mais adequada de acordo com a faixa etária das crianças. A proposta acontece de uma maneira um pouco diferente e de uma forma criativa, utilizando histórias, desenhos, músicas e atividades lúdicas que apresentem princípios de valores, mas de uma forma bem mais acessível e prática para os pequenos. Levar estas práticas para um ambiente escolar é uma excelente maneira de promover um local de autoconhecimento e respeito, onde as crianças poderão dentro do seu próprio ritmo, despertar valores que contribuirão para o seu crescimento saudável. Alguns pontos positivos da Yoga na infância são o aumento da sua capacidade de concentração, relaxamento; melhora a flexibilidade e equilíbrio físico e mental.

CULTURA: No Lab de cultura apresentamos as diferentes formas de vida humana ao redor do mundo, costumes, aparências, idiomas e pensamos juntos sobre os diferentes aspectos das comunidades humanas. Neste Lab também está presente a filosofia para crianças que consiste no exercício do raciocínio crítico que engloba questionamento, criação de hipóteses, investigação e dialogo sobre as conclusões possíveis.

 

FAZ DE CONTA: Quando as crianças demonstrarem o desejo de criar personagens e brinquedos imaginários que vivem em um mundo encantado, misterioso, original e surpreendente…será o momento de fazer de conta que somos fadas, adultos, estamos em outro país, somos o personagem de um livro, cada um tem sua casa, vamos colocar outras roupas, quem sabe pintar o rosto, ou usar máscaras, montar uma cabana na floresta, proteger nosso tesouro, viajar naquele navio ou pegar o avião, corram eles estão chegando, não, vamos almoçar naquela praia, vamos fazer um show, quem é da plateia? Eu sou Rock Star, somos guerreiros e vamos salvar o mundo. O faz de conta também é um meio lúdico de ressignificar vivências e aprender sobre diversas emoções.

bottom of page