top of page

Por que escolhemos o método Montessori?


Diversos pais procuram conhecer a Cataventura porque ouviram falar que o método Montessori é interessante para a educação infantil. Porém, às vezes não sabem exatamente o porquê. Então, se esse também for o seu caso, esse artigo é para você. Hoje vamos falar um pouco mais sobre o método Montessori e porque ele pode trazer diversos benefícios para os pequenos. Continue lendo e compartilhe com familiares, amigos e colegas de trabalho que possam estar passando pela mesma situação.


O que é o método Montessori


A metodologia montessoriana foi criada pela italiana Maria Montessori, por volta de 1907. Ao trabalhar com a educação de crianças com deficiência ela notou que sua forma de aprendizado era diferente do que as escolas tradicionais estavam acostumadas a ensinar e, principalmente, que, ao contrário do que diziam, as crianças com deficiência eram sim inteligentes e tinham capacidades cognitivas para desenvolver suas aprendizagens, porém em outro ritmo e à sua maneira.


A partir disso, ela começou a elaborar sua metodologia e, claro, colocá-la em prática. Desenvolveu os princípios do método Montessori, criou brinquedos específicos de acordo com sua técnica, preparou o espaço da sala de aula seguindo as necessidades da sua teoria e começou a aplicá-la.


O método parte sobretudo do princípio de que cada criança é única e tem necessidades diferentes de aprendizado que precisam ser respeitadas. Os pequenos são vistos como indivíduos únicos, nem inferiores e tampouco superiores aos adultos. Dessa forma, precisam dos adultos à sua volta como guias de suas aprendizagens, mas não os devem ver como grandes detentores do conhecimento que os será transmitido.


O método Montessori defende a autonomia da criança e oferece os recursos, o ambiente e o suporte necessário para que se desenvolvam. Sendo assim, os aprendizados não se limitam à matemática e português, por exemplo, mas também ao desenvolvimento da criatividade, da organização, da comunicação, da realização de tarefas domésticas, dentre diversos outros.


Por que escolhemos o método Montessori para a nossa escola?


Uma fala do líder da independência indiana, Mahatma Gandhi, pode ser um grande norteador para essa resposta. Afinal, ele descreveu o método como algo em que as crianças “não sentiam o aprendizado como obrigação, pois elas aprendiam tudo enquanto brincavam”.


E aqui vale lembrarmos que brincar, para Montessori, é algo que podemos identificar como um “trabalho”. Ou seja, a brincadeira não é vista como algo fútil em que a criança se diverte para passar o tempo quando não está fazendo algo considerado como útil, como por exemplo ir à escola, fazer os temas de casa, ajudar a organizar seu quarto e por aí vai. A brincadeira é a atividade na qual ela, sim, se diverte, ao mesmo tempo em que desenvolve sua motricidade, sua cognição, sua fala, seus sentimentos e muito mais.


Portanto, escolhemos o método Montessori porque acreditamos que Maria Montessori foi uma mulher à frente de seu tempo. Dedicada a defender os direitos das crianças para que fossem respeitadas enquanto indivíduos da sociedade que são, e não vistas como seres que só seriam úteis depois de mais velhos como força de produção.


Os resultados positivos do método Montessori já são atestados por diversas pesquisas, apesar da dificuldade metodológica que a observação do desenvolvimento infantil implica. E, por acreditarmos que essa seja a melhor metodologia para termos adultos preparados, conscientes de seu papel na sociedade, prontos para viver em comunidade, autônomos, e com inteligência emocional, que a adotamos na Cataventura.


5 coisas que você pode esperar do método Montessori


Agora que você já entendeu melhor o que é o método Montessori e porque adotamos ele na Cataventura, veja abaixo porque ele é uma excelente escolha para o desenvolvimento dos seus pequenos.


1 - Cuidados que norteiam os ensinamentos


A metodologia Montessori tem 3 pilares principais, baseados em cuidados consigo, com o outro e com o ambiente. Ao se identificarem enquanto indivíduos, como explicamos anteriormente, as crianças aprendem a se reconhecer, a se respeitar e, consequentemente, se tornam mais preparados para interagirem com o outro (seja ele seu colega, professor, familiar, amigo, etc.), assim como para cuidar do ambiente pois aprendem que ele é fundamental para seu desenvolvimento. Ou seja, ao se reconhecerem como indivíduos, elas compreendem seus direitos, mas também seus deveres na vida em comunidade.


2 - Autonomia da criança


Ao matricular seu filho em uma escola que segue o método Montessori você pode esperar que ele se torne mais autônomo, afinal, ele contará com o apoio dos professores para desenvolver suas habilidades, mas em diversos momentos fará isso sozinho, com os responsáveis apenas estando por perto para garantir sua segurança.


Ao brincarem sozinhos, socializarem com colegas, respeitarem seu tempo e limite, os pequenos aprendem a apreciar sua própria companhia, a entender sua forma de lidar com as situações, o que gostam e o que não gostam. Enfim, vão se desenvolvendo sozinhos e vendo o outro como um agregador de suas experiências e não alguém de quem ele dependa, algo fundamental para sua autonomia e independência.


3 - Compreensão das emoções


Como citado acima, ao se desenvolver enquanto indivíduo a criança entende seus limites, assim como o limite do outro. Dessa forma, com o apoio dos adultos à sua volta ela passa a compreender seus sentimentos e o que os desencadeia, sendo sempre incentivada a senti-los e jamais escondê-los.


Um exemplo clássico para que você possa entender como isso funciona na prática é quando uma criança cai e se machuca. Ao invés de esboçar uma reação de susto e ir correndo socorrer a criança, na metodologia montessoriana damos o espaço para que identifique se de fato está com dor, ou se apenas se assustou com o tombo, por exemplo, e que venha até o adulto contar o que aconteceu. Caso chore, jamais diremos para que pare, para que retenha suas emoções e esqueça o que aconteceu. Pelo contrário, vamos à acolher e mostrar que entendemos o que ela está sentindo, auxiliando-a a juntar os elementos necessários para compreender o porque ela está chorando (dor, vergonha, tristeza, etc.) e, principalmente, vamos acolhê-la para que chore enquanto achar necessário, que se permita sentir o que está sentindo para depois poder seguir com a brincadeira.


Fingir que o sentimento não existe não o fará desaparecer, ela precisa entendê-lo e aprender a lidar com ele.


4 - Comunicação assertiva e não violenta


Este elemento da metodologia montessoriana está diretamente ligado ao exemplo que citamos acima. Ao escolher matricular seu filho em uma escola que segue o método Montessori você pode esperar que os professores se comuniquem com ele de igual para igual.


As conversas respeitarão os limites de seu filho, mostrando as regras que ele precisa seguir de forma gentil e educada, sem jamais aumentar o tom de voz. Limites serão impostos, mas da forma certa, sem autoritarismo por parte do adulto que se coloca em posição de superioridade.

E, claro, você também será incentivado a fazer o mesmo. O que nos leva para o próximo ponto…

5 - Trabalho em equipe


O método Montessori vai muito além do que é trabalhado na escola, ele também é uma proposta para a família. De nada adiantará seu filho encontrar na escola todos esses elementos que citamos, se ao chegar em casa esse trabalho não continuar sendo desenvolvido. A escola é uma extensão da casa e, por isso, precisamos que a família estabeleça uma boa base e seja parceira da escola na continuação dessa educação.


Agora que você já conhece mais sobre a metodologia montessoriana, que tal agendar sua visita à Cataventura? Será um prazer lhe receber e apresentar nossa escola.

39 visualizações0 comentário
bottom of page