top of page

Entenda a importância do Yoga para as crianças

Atualizado: 25 de set. de 2023

Todos já conhecemos ou ouvimos falar sobre os benefícios da prática do Yoga e da meditação para o corpo e para o desenvolvimento intelectual. Essa atividade milenar vem sendo praticada por diversas gerações que buscam conectar o corpo e a mente, desenvolver a concentração e o entendimento das emoções.

Entre os benefícios do Yoga na infância estão o aumento da sua capacidade de concentração, relaxamento; melhora a flexibilidade e equilíbrio físico e mental.

Cinthia Pretz, professora de Yoga na Cataventura, entende como importante a prática da atividade dentro da escola, onde disciplinar não é o foco, mas sim incentivar nas crianças o reconhecimento e diferenciamento de suas emoções. As práticas do Yoga são uma ótima forma de promover o autoconhecimento e respeito, já que ali, elas poderão dentro do seu próprio ritmo, despertar valores que contribuirão para o seu crescimento saudável. 

Na Cataventura, a proposta da atividade é um pouco diferente e criativa, sendo utilizadas histórias, desenhos, músicas e atividades lúdicas que apresentem princípios de valores, mas de uma forma acessível e prática para os pequenos. Nas aulas, a professora testa métodos diferentes no intuito de entender qual interessa mais as crianças, integrando melhor a turma na execução da atividade. "Sempre nas atividades eu tento trazer algumas coisa que remeta à questão emocional", relatou Cíntia. Dessa forma, são trabalhadas as posturas, os rituais iniciais do Yoga, além de músicas e histórias que colaborem para a desenvoltura da consciência corporal.

As posturas, chamadas de asana, são, em sua maioria, inspiradas na natureza, no movimento dos animais, o que ambienta e acostuma a criança a relaxar e se sentir a vontade durante a atividade.

Cinthia explica também que, durante as aulas, é possível perceber o interesse diferente entre as crianças. Alguns preferem as aulas de posturas, outras as aulas de música e meditação. O método que tiver retorno mais positivo para as crianças e que elas aceitarem melhor será o dominante dentro da aula.

Esses são alguns dos benefícios do Yoga, que continuam a evoluir conforme a prática. Incentive seu filho e, sempre que puder, se exercite com ele.


Conheça nossos outros laboratórios, voltados para a musicalização, línguas estrangeiras e artes. Saiba mais da nossa proposta de escola criativa, baseada nos estudos de Maria Montessori! Entre em em contato!

41 visualizações0 comentário
bottom of page