top of page

Por que ter um cardápio diferenciado em uma escola infantil?

Atualizado: 25 de set. de 2023

Ter uma alimentação balanceada é fundamental para ter uma vida longa e saudável, por isso, tanto adultos quanto crianças precisam ingerir alimentos de diversos diariamente para atender suas necessidades nutricionais. Para que os pequenos tenham essa necessidade satisfeita, é importante contar com um profissional da área de nutrição no time de colaboradores, pois ele ou ela será capaz de identificar e elaborar um cardápio adequado.

De acordo com a nutricionista, Lilian Maria Grazziotin*, conforme o número de horas que a criança passa na escola é preciso oferecer a ela um certo número de calorias, divididos entre micro e macro nutrientes. Afinal, muitas crianças passam o dia nesses locais sendo papel deles colaborar para uma alimentação saudável. Por isso, é imprescindível verificar antes de matricular seu filho em uma creche, por exemplo, como o cardápio é montado.

Lilian destaca que o menu deve ser variado, elaborado com alimentos da época, que são mais saborosos e nutritivos, que tenham, de preferência, origem orgânica. Além disso, é importante adaptar o cardápio para crianças que tenham restrições alimentares ou sigam, assim como sua família, o veganismo ou vegetarianismo, oferecendo sempre uma alimentação completa conforme as exceções de cada caso.

"Acredito que os pequenos precisam ter exposição ao alimento, assim eles conhecem e percebem as diferentes texturas e formas de preparo", coloca a nutricionista. Ela destaca, também, que é fundamental a ter empatia com a criança, no sentido de oferecer a comida e de se comer no mesmo momento, por exemplo. "A criança cria uma relação muito legal com o alimento, se sente confortável para experimentar e descobrir novos sabores. Essa é a importância de elaborar um cardápio diferenciado", finaliza.


*Lilian é formada em nutrição pela Universidade Feevale, consultora em amamentação pela Unimaterna, com aperfeiçoamento em cozinha pelo Senac Caxias do Sul. Atualmente é atua como nutricionista na #Cataventura.


Que tal descobrir algumas dicas para ajudar seu filho a gostar de verduras e frutas?

Acesse nosso post!



35 visualizações0 comentário
bottom of page