Atividades para fazer com os filhos: torne sua casa um ambiente estimulante para a criança


Ao redor do mundo, milhões de crianças estão precisando permanecer em casa para conter a evolução do novo coronavírus. No Brasil, o cenário não é diferente. Seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), de decretos estaduais e municipais as aulas foram suspensas em praticamente todo o país, fazendo com que os pequenos percam oportunidades valiosas proporcionadas pelo ambiente escolar.

Além das crianças, muitas mães e pais, da mesma forma por determinações legais, ficaram impedidos de comparecer ao trabalho e noutros casos foram convidados por suas empresas a ficar em casa — trabalhando em formato home office para evitar a propagação do COVID-19 e proteger suas famílias.


Atividades para fazer com os filhos

Apesar de estar em casa ser sinônimo de mais brincadeiras e momentos juntos, muitos pais têm se perguntado: como posso passar tempo com as crianças de forma proveitosa, sem exceder o contato delas com a tecnologia? Ou se esse contato acontecer, de que forma posso usá-lo como ferramenta para proporcionar conhecimento?

Para ajudar as famílias nestes dias de pausa das atividades escolares nós, da Cataventura, elencamos algumas dicas bacanas para divertir e manter o desenvolvimento natural em um curso saudável mesmo durante o período de isolamento.


Ouça música clássica

É sabido que a música clássica tem o poder de estimular crianças de todas as idades. Além de ajudar no desenvolvimento do cérebro dos pequenos, ela ainda tem a capacidade de reduzir a ansiedade e baixar a pressão arterial, por exemplo. Mesmo sendo percebida como uma arte reservada a uma pequena elite, a música clássica está mais próxima do que nunca, afinal, qualquer um pode encontrar uma playlist no Spotify ou vídeos no YouTube.

Para ajudar famílias a consumirem música de qualidade neste período de isolamento a Filarmônica de Berlim — uma das orquestras mais importantes de todo o mundo — está concedendo acesso gratuito por 30 dias ao Digital Concert Hall, sua plataforma de concertos digitais. Para desfrutar, basta realizar um cadastro, disponível no link: https://www.digitalconcerthall.com/en/ticket/register.


Prestigie óperas famosas

Como já dito anteriormente, a arte em todas as suas formas ajuda no desenvolvimento total da criança. Então, que tal colocar a criança em contato com uma das versões mais plásticas da música? Desde o início da última semana, o Metropolitan Museum of Art (MET), tem oferecido óperas online gratuitamente através da sua página oficial (https://t.co/RErIzxA7Zb). Os espetáculos ocorrem todas às noites, às 18h30min, no horário oficial de Brasília. A cada noite, os músicos apresentam uma produção diferente.

Vale a pena conferir e, quem sabe, criar uma ópera com seu filho em casa.


Visita online a museus

Assim como a música, a arte é capaz de estimular as crianças e, portanto, é dever das famílias despertar o interesse do público infantil por essa forma de expressão tão significativa. Dessa forma, que tal levar seu filho para conhecer alguns dos museus mais famosos do planeta visualizando suas coleções sem sair de casa?

Juntos, vocês podem explorar a Pinacoteca de Brera (https://pinacotecabrera.org/), em Milão; o Louvre (https://www.louvre.fr/en/visites-en-ligne), em Paris; o Museu Britânico (https://www.britishmuseum.org/collection), em Londres; o Museu Metropolitano (https://artsandculture.google.com/explore), em Nova Iorque; o Hermitage (https://bit.ly/3cJHdnj), em São Petersburgo; ou o Museu Arqueológico (https://www.namuseum.gr/en/collections/), em Atenas.


Leia em voz alta

O hábito da leitura deve ser estimulado desde as primeiras fases da vida de uma criança, uma vez que colabora para seu desenvolvimento emocional e melhora sua capacidade de se comunicar.

Assim, que tal ler em voz alta para seus filhos? Esse momento especial pode acontecer antes de dormir ou antes da soneca. Apresente opções de livros, converse e pergunte o que a criança gostaria de ler. Se estiver procurando outras histórias, existem vários sites na internet que podem ajudar. Veja algumas opções nos links a seguir: https://contadoresdestorias.wordpress.com/, https://janelasobreoamor.wordpress.com/ e https://historiasparaosmaispequeninos.wordpress.com/.


Construir brinquedos com material reciclado

Aproveite esse momento de isolamento para explorar o pensamento criativo e a consciência ambiental das crianças. Que tal usar materiais que você tem em casa para criar objetos divertidos como um morcego ou tubarão de prendedores de roupa? É fácil e divertido, basta desenhar as asas do morcego e o corpo do tubarão e fixá-lo no prendedor. Dá para inventar e fazer um teatro de sombras utilizando papelão e tinta, brincar de cama de gato no corredor prendendo a fita crepe nas paredes ou ainda fazer personagens com rolos de papel higiênico.

Outras dicas super bacanas para criar brinquedos com materiais recicláveis estão disponíveis no blog da crafteira paulista Estéfi Machado (https://bit.ly/3djanKj).


Sinta tédio

Sim, é isso mesmo. Esse tempo de isolamento é um ótimo momento para permitir que as crianças sintam tédio, uma vez que é necessário que elas aprendam a conviver com a sensação. Além disso, permitir que os pequenos sintam tédio é uma forma de fazê-los entender e aceitar que não é necessário estar sempre fazendo alguma coisa, vendo alguma coisa ou conversando com alguém.


Brinque de faz de conta dentro de casa

Deixe a imaginação do seu filho fluir e construa junto com ele um castelo de almofadas, acampe em uma tenda de lençóis na sala ou crie um forte de papelão no corredor. Deixa a criança fantasiar e lhe dizer o que você tem que fazer, ajude-a na construção de uma narrativa e brinque verdadeiramente.

É durante o faz de conta que os pequenos começam a interagir com o mundo à sua volta. Também é esse momento que proporciona para a criança amadurecimento social, emocional, físico e intelectual.


Crianças ajudando em casa

Em diversas situações, pensamos que certas atividades devem ficar restritas aos adultos e que as crianças devem começar a aprender apenas quando forem maiores. Porém, ao realizar atividades diárias como guardar os próprios brinquedos, dobrar roupas e pijamas, servir sua própria bebida, arrumar a mesa para o almoço, secar o chão quando derramar água e até auxiliar secando e guardando alguma louça, por exemplo, os pequenos se sentem realizados e importantes ao participar da rotina da família, do cuidado de si, do outro e do ambiente.

Enquanto desenvolvem as atividades de Vida Prática, que são a base do método Montessori no qual está fundamentada a Cataventura, as crianças desenvolvem seu senso de independência e segurança. Além disso, a participação nas atividades mostra para a criança que confiamos em sua inteligência. É importante destacar para os pequenos que responsabilidades também fazem parte do dia a dia e do passar tempo juntos. Aproveite esses momentos, para educar os pequenos sobre medidas de higiene que devem ser praticadas para evitar a propagação de doenças. Isso é essencial para que as crianças aprendam a ter noção sobre corpo e saúde.


Explore o universo

O que existe fora da Terra causa fascínio tanto em adultos como em crianças. Durante o período de isolamento, você e sua família podem tirar um tempo para explorar o universo. A NASA disponibiliza um site (https://www.nasa.gov/kidsclub/index.html) com atividades relacionadas ao sistema solar e ao desenvolvimento do pensamento lógico.

Outras boas dicas são a página Astronomy for Kids (http://www.frontiernet.net/~kidpower/astronomy.html) e os vídeos da série Era uma vez o Espaço (https://www.youtube.com/playlist?list=PLp7sRsfeCW3O6MPipkbLiG5kvmLMI3Cgn) que ajudam as crianças a conhecer as galáxias, planetas e a saber mais sobre meteoros, cometas e asteróides.


Estudar junto com seus filhos

Questionar os porquês do mundo e saber como as coisas funcionam são peças básicas do desenvolvimento infantil. E quem disse que mãe e pai já sabem de tudo? Ao lado do seu filho você pode aprender mais sobre diversos assuntos como ciência, por exemplo.

Uma série excelente para aprender mais sobre as grandes invenções do mundo enquanto a família se diverte é a produção Era uma vez os Inventores (https://www.youtube.com/playlist?list=PLp7sRsfeCW3PMRlRzy4NoHXEIengcEXAv), que leva os pequenos em uma viagem pela invenção da roda, eletricidade, viagens espaciais e muito mais. Outra forma divertida de passar o tempo é criar brinquedos que estejam relacionados às leis da física, por exemplo. No canal do YouTube Arvind Gupta Toy (https://www.youtube.com/user/arvindguptatoys), você encontra várias dicas.

Proponha atividades variadas

Fazer sempre a mesma coisa pode ser frustrante, tanto para os adultos quanto para os pequenos. Portanto, esteja preparado para oferecer atividades diversificadas. O momento do isolamento também pode ser utilizado como oportunidade para desenvolver a concentração dos pequenos bem como outras habilidades.

Em razão do surto de coronavírus, muitos sites decidiram desbloquear o acesso a suas plataformas. É o caso do Kinedu — plataforma que desenvolve conteúdo para crianças de 0 a 4 anos — que está oferecendo acesso gratuito a mais de mil e oitocentas atividades criadas por especialistas em desenvolvimento infantil até o dia 15 de abril. O download do aplicativo pode ser feito no link: https://smart.link/baus85srhfrq3.

Outra página legal para se inspirar na hora de encontrar atividades para fazer com os pequenos e em família é a Tempo Junto (https://www.tempojunto.com).


Cozinhe em família

Já que os dias serão passados lado a lado, aproveite para começar o preparo das refeições mais cedo e peça ajuda das crianças na cozinha. Aos mais pequenos você pode designar funções simples como lavar as verduras e vegetais ou separar os ingredientes. Se as crianças já forem mais velhas, podem descascar ou picar os legumes com descascador, usar o ralador, etc. Vale lembrar que todas as atividades na cozinha devem ocorrer sempre sob a supervisão de um adulto.

Cozinhar ajuda a criança a desenvolver o senso de responsabilidade, trabalho em equipe, noções de organização e até conceitos matemáticos, já que existe a necessidade de fazer medições e tempo de preparo do alimento. Além disso, ela é exposta a novas texturas, formatos e cores.


Sugestão extra: Como gerenciar minha família no isolamento?

As dicas acima de atividades para fazer com os filhos são espetaculares para estimular as crianças, proporcionar diversão e aprendizado diariamente. No entanto, em tempos de isolamento, é preciso coordenar a família de forma prática para que os pequenos consigam tirar maior proveito possível das atividades e momentos propostos.

Uma ação fundamental, nesse sentido, diz respeito à rotina. Por mais sedutor que seja ficar na cama e passar o dia de pijama, é preciso reforçar para os pequenos que este período não é de férias. Assim, em conjunto com seu filho, crie uma rotina — que não precisa ser tão rigorosa, mas que busque respeitar o dia a dia “normal” da criança. Tente acordar no horário de costume, reserve um momento para o café da manhã, um período para aprender algo novo e para se divertir, por exemplo.

Além disso, pergunte o que seu filho ou filha sabem sobre o coronavírus, converse com eles sobre a importância do isolamento e reassegure que ele está seguro.

Lembre-se, também, de manter o corpo dos pequenos ativo e de permanecer em contato com os avós, outros familiares e seus amigos - membros importantes do convívio - mesmo que seja virtual.


Escola de Educação Infantil Particular em Caxias do Sul | Bairro Cruzeiro | ©  2019 por Cataventura